12 Sinais de que você precisa levar seu animal ao veterinário

Infelizmente nossos bichos de estimação não conseguem dizer o que sentem. Algumas vezes, principalmente após muitos anos juntos, podemos captar sinais, mas nem sempre somos capazes de entender o que eles estão sentindo.

Descobrimos alguns sinais que indicam que o bichinho deve ser levado a um veterinário. Leia com atenção e não se deixe guiar apenas pelo que lê na Internet, ela não tem todas as explicações de que precisamos.


12. Não quer comer


Se o seu animal se negar a comer durante mais de um dia, leve-o ao veterinário. Sobretudo se esse sintoma vier acompanhado de outros, como apatia e vômito.
A falta de apetite pode sugerir uma infecção, um tumor, doenças na boca ou no sistema digestivo. Além de parasitas. Apenas um veterinário pode diagnosticar isso corretamente e receitar a medicação adequada.


11. Muita sede


É importante que os cachorros e gatos que comem apenas alimento seco bebam mais do que os que comem alimentos úmidos.
É importante saber quando o seu bicho de estimação costuma beber, porque a falta de água provoca desidratação e o consumo de líquido em excesso pode indicar que o animalzinho tem diabetes ou alguma doença renal.
O consumo de água normal para um cachorro é de 20 a 70 ml por kg de massa corporal por dia; para um gato, de 60 a 120 ml, sem contar o líquido do alimento.


10. Se esconde


Cada animal tem um tipo de personalidade, assim como nós, mas se o seu animalzinho sempre foi muito sociável e do nada decidiu ficar sozinho e se esconde nos cantos da casa, algo está errado.
O desejo de se esconder reflete algum mal estar, sobretudo se ele recusa comida, tem problemas para urinar ou outros sintomas.
Outra causa é um estresse forte.
Se o seu gato se esconde em lugares altos, talvez ele esteja com pulga.


9. Ficou agressivo de repente


Seu bicho sempre foi carinhoso e amigável e, de repente, começou a mostrar sinais de agressividade? Não o castigue por isso, primeiro descubra quais são as causas que o levaram a essa conduta.
Uma delas pode ser alguma dor, sobretudo quando alguém tenta tocar o local afetado.
Os problemas dentais, artrite, lesões e infecções são apenas alguns exemplosdo que pode causar dor e agressão em um cachorro ou em um gato.


8. Quer urinar muitas vezes


Se você perceber que o seu gato vai muitas vezes até a caixa de areia e que a cor da urina mudou, melhor ficar atento. Ainda mais se o gato ficar sentado durante muito tempo e não conseguir urinar. O mesmo pode acontecer com um cachorro, mas os gatos têm as vias menores e, por isso, os problemas podem ser mais sérios.
Lembre-se de que os cachorros urinam mais que os gatos.
No caso dos gatos, procure um veterinário, pode se tratar de um sintoma de infecção urinária ou alguma doença renal.


7. Se lambe demais


Se o seu gato se lambe demais, algo o está incomodando. Uma das possíveis causasé que a área que ele está lambendo doi por dentro. Podem se tratar de alergias ou de pulgas, por exemplo.
Se o seu cachorro lamber demais as patas, o espaço entre os dedos ou a área do rabo, ele pode ter alguma alergia. Se o cachorro lamber outros objetos, como o chão ou a parede, ou lamber o próprio focinho muitas vezes, ele pode estar sofrendo algum problema gastrointestinal.


6. Os olhos não estão bem


Olhos vermelhos, pus e pálpebras inchadas são sinais de que você deve levar seu bichinho ao veterinário. Podem ser sintomas de vírus ou bactérias. O líquido transparente nos olhos de um gato costuma ser vírus. Quando o líquido é amarelo ou verde, em geral é uma infecção.
Os olhos vermelhos podem sugerir uma lesão, uma alergia na córnea ou outra doença.


5. Dorme mais do que o normal


Os gatos caseiros podem dormir de 13 a 16 horas por dia. Podem até dormir mais se estiverem entediados. Se isso acontecer, o gato pode estar estressado.
Sono prolongado em cachorros pode indicar problemas na tireóide, diabete, infecção ou estresse.


4. Pelo diferente


Um gato doente não tem força para se lamber o tempo todo. Uma das causaspode ser a artrite.
Se o seu gato soltar muito pelo, é melhor ficar de olho. Ele pode ter alguma doença na pele, estar desnutrido, sofrer falta de vitaminas ou ter alguma alergia.


3. Problemas respiratórios


Se o seu bichinho tiver problemas respiratórios e não fez exercícios, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.
Isso pode ser perigoso e as causas podem ser muitas: líquido no tórax ou problemas no coração.


2. Gengivas de outra cor


A cor normal das gengivas em cachorros e gatos é rosa. Se a cor mudar, vale a pena levar o animal ao veterinário.
Gengivas brancas indicam perda de sangue; vermelho indica febre, infecção, ingestão de substância tóxica ou doença nos dentes. Cor violeta ou azul indica falta de oxigênio e amarela indica problema no fígado.


1. Fica muito tempo olhando para uma parede


Claro que eles podem ver algo que nós não vemos, mas em geral o problema é mais sério: pode ser síndrome de disfunção cognitiva e enjoos que, por sua vez, podem ser sintomas de lesões cerebrais, tumores, intoxicação ou acidentes cerebrais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VEJA: 30 fotos onde foram apanhados em flagrante, é so rir!

20 Fotos que mostram como a lógica dos felinos é divertida

10 Segredos das salas de cinema que seus funcionários conhecem, mas o público não